quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

APROVEITANDO MEU TEMPO EM FAMÍLIA



“Remindo o tempo por que os dias são maus..." (Efésios 5.16.).

O tempo é algo muito precioso para ser desperdiçado, o que significa dizer que devemos aproveita-lo da melhor forma possível, levando em consideração as pressões que a velocidade das coisas, em nossos dias atuais, exercem sobre nós.

Sem dúvida alguma, o tempo exerce uma forte influência no convívio familiar. Precisamos correr senão ficamos pra trás – Este é um tipo de pensamento que tem gerado desequilíbrio no lar. Tem feitos com que muitos pais de famílias não percebam o crescimento de seus filhos e roubado o tempo precioso que casais necessitam ter. Muitas famílias, em função disto, vivem separadas, mesmo vivendo debaixo do mesmo teto.

Nesta lição queremos compartilhar um pouco a importância de se valorizar o tempo em família. Separar momentos que irão fortalecer valores e princípios. Momentos de alegria e ensinamentos que darão bases e lembranças de um dia que ficará na memória. Momentos para mostrar que mesmo diante dos problemas da vida, estamos unidos para superá-los. Momentos para mostrar que precisamos um do outro. Momentos para almoçar juntos. Para rir. Para brincar. Para conversar. São tantos os momentos que podemos geram para o bem estar de nossos lares, entretanto, deixamos muitas vezes passarem despercebidos. Diante disto, compartilharemos alguns princípios sobre o aproveitamento do nosso tempo em família.

1. PRIORIZE MOMENTOS EM FAMÍLIA.
É necessário um esforço que estabeleça um tempo ao lado da sua família. Porém, este esforço não poder ser algo obrigado. Deve ser algo gerado com uma grande expectativa e o desejo de se cultivar o amor. Saiba que, depois de Deus, a família é a base principal dos nossos relacionamentos. Separe um momento para estar em família. Para se ter um lazer. Faça disto uma prioridade e procure dar o melhor de si. Separe um momento para seu cônjuge, onde os dois possam desfrutam da intimidade que vocês possuem de uma forma agradável e sem preocupações. Priorize momentos em família e faça disto algo exclusivo.

2. SEPARE UM TEMPO COM A FAMÍLIA PARA GERAR UMA MAIOR INTIMIDADE COM DEUS.
Deus é prioridade máxima do ser humano e da família, por isso, devemos cultivar momentos de relacionamento e edificação com Ele. A maior herança que podemos dar aos nossos filhos é uma vida de fé e esperança. Para isto precisamos ensina-los e dar o exemplo. A aliança espiritual com o nosso cônjuge e com os nossos filhos é uma base para os princípios de concordância implícitos na Palavra de Deus, onde diz que se dois ou mais concordarem acerca de alguma coisa aqui na terra será concordado no céu, ou onde dois ou mais estiverem reunidos no nome do Senhor ali Ele estará.

Saiba que lerem a Bíblia e orarem juntos, irem para a igreja, compartilhar de experiências com Deus e andar dentro da Sua plena vontade, é algo extremamente necessário. Fazer isto é valorizar seu tempo...Nunca se esqueça: Seu tempo com Deus, sem dúvida alguma, refletirá no seu tempo com sua família.

3. ALMEJE QUALIDADE DE TEMPO.
Muitas vezes passamos um grande tempo em família, porém, não aproveitamos nada. Com certeza um grande ou pequeno tempo pode ser muitos bom, principalmente quando bem aproveitado. O que estamos falando, é sobre a necessidade de dar qualidade aos momentos dentro do lar, independente da quantidade de tempo que temos.

4. SAIBA COMO VOCÊ ESTÁ APROVEITANDO SEU TEMPO EM FAMÍLIA.
Muitas vezes a televisão, a internet, ou coisas semelhantes roubam o tempo na família. Estamos lá, mas a nossa atenção está focalizada em outras coisas. Priorizamos e aproveitamos nosso tempo com nossa família, dando à atenção devida à mesma.

Avaliar a forma como estamos administrando nosso convívio familiar é fundamental para haver edificação. Não podemos deixar que as muitas situações que nos cercam, venham tirar de nós coisas essenciais, como a nossa própria família.
Que Deus abençoe seu lar.

Um comentário:

  1. Muita boa a matéria, que esse blog possa abençoar muitas vidas pra glória de Deus, abraço.

    ResponderExcluir