quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

APROVEITANDO MEU TEMPO EM FAMÍLIA



“Remindo o tempo por que os dias são maus..." (Efésios 5.16.).

O tempo é algo muito precioso para ser desperdiçado, o que significa dizer que devemos aproveita-lo da melhor forma possível, levando em consideração as pressões que a velocidade das coisas, em nossos dias atuais, exercem sobre nós.

Sem dúvida alguma, o tempo exerce uma forte influência no convívio familiar. Precisamos correr senão ficamos pra trás – Este é um tipo de pensamento que tem gerado desequilíbrio no lar. Tem feitos com que muitos pais de famílias não percebam o crescimento de seus filhos e roubado o tempo precioso que casais necessitam ter. Muitas famílias, em função disto, vivem separadas, mesmo vivendo debaixo do mesmo teto.

Nesta lição queremos compartilhar um pouco a importância de se valorizar o tempo em família. Separar momentos que irão fortalecer valores e princípios. Momentos de alegria e ensinamentos que darão bases e lembranças de um dia que ficará na memória. Momentos para mostrar que mesmo diante dos problemas da vida, estamos unidos para superá-los. Momentos para mostrar que precisamos um do outro. Momentos para almoçar juntos. Para rir. Para brincar. Para conversar. São tantos os momentos que podemos geram para o bem estar de nossos lares, entretanto, deixamos muitas vezes passarem despercebidos. Diante disto, compartilharemos alguns princípios sobre o aproveitamento do nosso tempo em família.

1. PRIORIZE MOMENTOS EM FAMÍLIA.
É necessário um esforço que estabeleça um tempo ao lado da sua família. Porém, este esforço não poder ser algo obrigado. Deve ser algo gerado com uma grande expectativa e o desejo de se cultivar o amor. Saiba que, depois de Deus, a família é a base principal dos nossos relacionamentos. Separe um momento para estar em família. Para se ter um lazer. Faça disto uma prioridade e procure dar o melhor de si. Separe um momento para seu cônjuge, onde os dois possam desfrutam da intimidade que vocês possuem de uma forma agradável e sem preocupações. Priorize momentos em família e faça disto algo exclusivo.

2. SEPARE UM TEMPO COM A FAMÍLIA PARA GERAR UMA MAIOR INTIMIDADE COM DEUS.
Deus é prioridade máxima do ser humano e da família, por isso, devemos cultivar momentos de relacionamento e edificação com Ele. A maior herança que podemos dar aos nossos filhos é uma vida de fé e esperança. Para isto precisamos ensina-los e dar o exemplo. A aliança espiritual com o nosso cônjuge e com os nossos filhos é uma base para os princípios de concordância implícitos na Palavra de Deus, onde diz que se dois ou mais concordarem acerca de alguma coisa aqui na terra será concordado no céu, ou onde dois ou mais estiverem reunidos no nome do Senhor ali Ele estará.

Saiba que lerem a Bíblia e orarem juntos, irem para a igreja, compartilhar de experiências com Deus e andar dentro da Sua plena vontade, é algo extremamente necessário. Fazer isto é valorizar seu tempo...Nunca se esqueça: Seu tempo com Deus, sem dúvida alguma, refletirá no seu tempo com sua família.

3. ALMEJE QUALIDADE DE TEMPO.
Muitas vezes passamos um grande tempo em família, porém, não aproveitamos nada. Com certeza um grande ou pequeno tempo pode ser muitos bom, principalmente quando bem aproveitado. O que estamos falando, é sobre a necessidade de dar qualidade aos momentos dentro do lar, independente da quantidade de tempo que temos.

4. SAIBA COMO VOCÊ ESTÁ APROVEITANDO SEU TEMPO EM FAMÍLIA.
Muitas vezes a televisão, a internet, ou coisas semelhantes roubam o tempo na família. Estamos lá, mas a nossa atenção está focalizada em outras coisas. Priorizamos e aproveitamos nosso tempo com nossa família, dando à atenção devida à mesma.

Avaliar a forma como estamos administrando nosso convívio familiar é fundamental para haver edificação. Não podemos deixar que as muitas situações que nos cercam, venham tirar de nós coisas essenciais, como a nossa própria família.
Que Deus abençoe seu lar.

ERROS NA COMUNICAÇÃO

Muitos casais têm enfrentado problemas no relacionamento e na educação de seus filhos por causa da falta de comunicação ou da comunicação inadequada ou insuficiente. Mas para falarmos a respeito da comunicação, vamos primeiro definir o que é:

Comunicação:

Ato de levar uma informação a alguém. Pode ser realizada verbalmente, através da simples fala como essa que você está ouvindo, através da escrita, como a Bíblia, através de imagens, , através de sinais, como a comunicação dos surdos e mudos e vários outros recursos que a criatividade descobrir.

Quando a comunicação é inadequada, a informação fica incompleta, prejudicando a unidade do casal, gerando conflitos. Os conflitos são gerados por que, apesar de ser a mesma, a comunicação gera informação diferente.

A Bíblia nos mostra a conseqüência de uma comunicação inadequada:

“A cidade recebeu o nome de Babel, pois ali o Senhor atrapalhou a língua falada por todos os moradores da terra e dali os espalhou pelo mundo inteiro.” – Gn 11.9[R1] (NTLH)

A Bíblia diz que um dia os homens se reuniram e tentaram fazer uma torre para alcançar a Deus. Mas o Senhor reprovou essa ação, pois para Ele, esta não é a maneira correta para alcançá-lo, então para parar o homem, trouxe confusão de línguas, ou seja, os homens não entendiam o que falavam. Foi nesse instante que o homem passou a falar várias línguas. O interessante é que quando o Espírito Santo inaugura a Igreja, no Pentecoste, os homens falavam em vários idiomas e todos, mesmo sem conhecer o idioma, entendiam.

Significa que ter o Espírito de Deus dentro de nós, nos ajuda muito na comunicação.

Homens e mulheres se comunicam de diferentes formas:

Algumas mulheres falam por indiretas, esperando que seus maridos entendam o que querem dizer. Homens normalmente falam de forma direta e objetiva.

Conheci um casal em que a mulher queria um aspirador de pó. Ela vivia dando indiretas até que um dia fez com o marido prometesse que quando tivesse dinheiro, compraria um para ela. Certo dia o marido foi dispensado do serviço e recebeu a indenização. Ela de imediato entendeu que ganharia o aspirador de pó, mas ele preocupou-se em usar o dinheiro em outras coisas como trocar os pneus do carro, e quitar as prestações. Era dia das mães, e ele – que já esquecido do aspirador de pó; perguntava o que ela queria de presente. Ela não respondia, e cada vez que era perguntada, ficava de birra, até que depois do dias das mães, estourou e brigou.

As mulheres agem assim porque querem sentir-se amadas. Elas esperam que seus maridos dêem atenção e se lembrem de todos os seus desejos, portanto uma pequena indireta basta. Elas acham que seus maridos prestam atenção em tudo e as conhecem bem.

A mulheres são mais detalhistas do que os homens. Normalmente, contam todos os por menores, diferente dos homens, que vão direto ao assunto. Veja um exemplo[N2] extraído do livro “Cative o Coração Dela” de Lysa Terkeurst:

“Lysa: Oi querido, como foi o seu dia?

Art: Foi bom.

Lysa: O meu, também. Levei Hope e Ashley para fazer o exame anual hoje. (Querendo dizer que levei as meninas ao médico para seu exame anual de saúde.)

Art: (Silenciosamente tentando entender o que eu havia dito; com a cabeça totalmente no problema, sem prestar atenção na conversa, pensando que o sistema de abastecimento de água de nossa casa precisava de concerto, e ao mesmo tempo não entendendo o que nossas filhas teriam a ver com tal situação.)

Lysa: (Sentindo-me um pouco frustrada com o silêncio dele, que eu interpretava como falta de carinho.) E está tudo bem... (pensando: Não parece que você esteja se importando.)

Art: (ainda tentando entender a relação entre “exames”e “sistema de abastecimento de água)”.

Lysa: De qualquer forma (nitidamente aborrecida), a caminho do consultório eu estava dirigindo pela rodovia Providence, e reparei que todas as árvores tinham uma fita preta à sua volta. Parece ser algum tratamento para controle de alguma praga. Você acha que as nossas árvores podem ser atingidas por essa praga? Porque se for o caso, eu gostaria e experimentar esse tipo de fita, que provavelmente será mais seguro do que utilizar produtos químicos que podem fazer mal às crianças. Sabe, não acredito que o nosso governo esteja fazendo o suficiente para proteger as crianças destes produtos químicos e inseticidas nocivos à saúde. Você acha que posso gastar algum dinheiro para comprar esse produto? Deste modo, vou precisar de mais dinheiro para as compras deste mês.

Art: (Imaginando como os exames, as filhas, as árvores e a política do governo sobre os inseticidas poderiam ter acabado em um pedido de mais dinheiro. Ele decide agir cuidadosamente.) Eu não sei querida. Tenho que pensar um pouco sobre isso.

Lysa: (Abismada com a sua falta de preocupação com a saúde da família, eleva o tom de voz.) Você tem que pensar em quê? Estamos falando da vida das nossas filhas e tudo o que você tem a dizer é que precisa pensar um pouco?!

Art: (Confuso, ainda não compreendendo a relação com a saúde das meninas, mas entendendo perfeitamente o pedido de dinheiro.) Por que você é tão emotiva, e por que está sempre me amolando para que lhe dê mais dinheiro? (Ele percebe que não deveria ter usado a palavra “amolando”, lembrando-se da última vez que a usou eu joguei algumas coisas nele. Ele lamenta a sua escolha de palavras, e por segurança se abaixa!)

Lysa: Amolando? Você chama o cuidado com as crianças de “amolar”? Você é tão insensível... você é impossível. Você não vale que eu gaste meu fôlego falando com você! (Saindo e batendo a porta.)

Art: Mulheres! Que há com elas? E o que será que ela queria dizer que estava errado com o sistema de água de nossa casa?”

O problema na comunicação é que o marido estava focado no problema do abastecimento de água, e não prestava atenção na conversa, a esposa estava querendo toda a atenção do marido que no momento não tinha.

“As diferenças são reais, mas o que conta para se fazer um casamento feliz não é o quanto somos compatíveis, mas como lidamos com as nossas incompatibilidades.”

Será que os casais se comunicam como se deve?

Quantos casais simplesmente falam só oi e tchau?

Quantos maridos ou esposa ocultam do cônjuge informações importantes e quantos casais deixam de compartilhar sonhos, vontades, frustrações, coisas que lhes perturbam?

Quantos casais vivem à base de mentiras? Quantos casais se comunicam de forma agressiva e com ira?

São comunicações inadequadas que trazem problemas de relacionamento.

A comunicação é emitida não apenas por palavras, mas também através de gestos e pelo tom de voz.

É tempo de acertamos a comunicação.

As cinco linguagens do amor, ajudou milhares de casais a resgatar seu relacionamento e criar um ambiente emocional positivo no casamento.

Das cinco lin­guagens do amor, todos têm uma linguagem predominante. Um desses estilos de comunicação toca mais fundo em nossas emo­ções do que os outros quatro. Em maior ou menor grau, gosta­mos de todos eles, mas geralmente temos preferência por um e não abriríamos mão dele por nada. Essa é a linguagem que nos faz sentir verdadeiramente amados.

Quando o cônjuge "fala" conosco nessa linguagem do amor predominante, nosso tanque de amor se enche e nos sentimos seguros. A chave é descobrir a linguagem do amor predomi­nante de seu cônjuge e usá-la em doses maciças, com uma pita­da das outras quatro linguagens como a cereja do bolo. Estou para ver um casamento que não tenha melhorado quando um dos cônjuges ou ambos decidiram seguir esse caminho.

AGUARDEM EM 2011
TEREMOS MUITAS
NOVIDADES !!!